O Clube de Jazz de Niterói foi fundado em 20 de julho de l989 por sugestão de Lindolpho Barroso, após a conclusão do curso "Introdução ao Jazz" levado a efeito no Museu do Ingá, pela  "Água & Ar Eventos", coordenado por Pedro Paulo Medeiros. Sua denominação inicial foi "Clube de Jazz do Museu do Ingá" que em Assembléia Geral realizada em 20 de julho de l989, com a presença de vinte e seis  associados , discutiu o modelo de estatutos e elegeu sua primeira diretoria, tendo como presidente Luiz Carlos Lassance Antunes.

 LOGOTIPO

   De autoria da professora Rosana Ramalho,  também nossa associada,foi criado o nosso logotipo acima estampado.

 JAZZINGANDO

Por sugestão de Gerson Villela Souto foi criado um informativo mensal com o título Jazzingando, trazendo noticias sobre nossas atividades;humor, à cargo de Angelo Rubano Neto e pequenas notas sobre o Jazz em geral. Foram editados 45 números.

As primeiras reuniões foram realizadas na cantina do Museu, até que o administrador Adão de Oliveira, também associado,  nos arranjasse uma sala onde pudéssemos colocar o material necessário ao funcionamento.

TV, vídeo cassete, livros e revistas foram sendo doados a até uma discoteca de Lp's passou a integrar o nosso acervo. 

Carteira Social 

Uma das providências da primeira diretoria foi a criação da carteira social da qual os associados muito se orgulharam.

 Realizamos as primeiras audições de musica ao vivo, atraindo uma série de pessoas que passaram a freqüentar o clube, movimentando bastante  as nossas reuniões. Nesse ponto é justo esclarecer que sempre tivemos o total apoio dos diretores que por ali passaram, interessados no que fazíamos e até colocando o clube na programação oficial do Museu do Ingá.

Até que o cargo ficou vago e assumiu o posto um burocrata, fato suficiente para começarem os nossos problemas.Nos tirou a sala e começou a cercear a nossa liberdade, a tal ponto que resolvemos sair do Museu do Ingá, agora presidido por um lídimo elemento da anticultura.

 

CLUBE DE JAZZ DE NITERÓI

      Aceitando convite de Lauro Gomes, Vice-Presidente Cultural da Associação Atlética Banco do Brasil, nos transferimos para o magnífico Centro Cultural da entidade, onde funcionamos até hoje. A primeira providência foi mudar o nome do clube, já que nada mais tínhamos com o Museu do Ingá e ativar uma programação cultural com palestras, mesas redondas, exibição de vídeos etc. Em julho de 2.005 estaremos completando 16 anos de atividade, fato não muito comum em clubes de Jazz  no Brasil.

ELEIÇÕES

    Luiz Carlos Antunes foi eleito, por aclamação, presidente do Clube de Jazz de Niterói em 5 de dezembro de 2007.

HOMENAGENS

1992 - Diploma recebido do Clube de Jazz do Museu do Ingá por sua participação como palestrante do Fórum de Jazz ali realizado.

2003 - Troféu "Ernani Beire" oferecido pela AABB, representada por seu vice-presidente cultural Lauro Gomes, em reconhecimento ao seu trabalho no Clube de Jazz de Niterói.

2004 - Troféu "Mesa de Botequim - 2003", oferecido pelo Centro Cultural da AABB, na pessoa do vice-presidente Lauro Gomes, ratificando o reconhecimento de seu trabalho no Clube de Jazz de Niterói.

 

 

2011

O Clube de Jazz de Niterói elegeu seu novo presidente na última reunião de Julho. O escolhido por aclamação foi o emérito professor Valdimir Pirró e Longo, uma das maiores autoridades em educação no país. Suas primeiras providências foram incentivar os associados a contribuir mais na escolha da programação e melhorar suas freqüências. Decidiu-se na ocasião diminuir o número de reuniões que passaram a ser quinzenais . Confirmada também a festa dos 21 anos do clube, a se realizar no dia 27 com a presença de um conjunto de Jazz.